sábado, 2 de fevereiro de 2013

“o objetivo da arte é dar a sensação do objeto como visão e não como reconhecimento; o procedimento da arte é o procedimento da singularização dos objetos e o procedimento consiste em obscurecer a forma, aumentar a dificuldade e a duração da percepção. O ato de percepção em arte é um fim em si mesmo e deve ser prolongado; a arte é um meio de experimentar o devir do objeto, o que é já ‘passado’ não importa para a arte.”

 V. Chklóvski, em A arte como procedimento.

2 comentários:

  1. De tempos em tempos eu me pego sem resposta para a pergunta "o que é arte?" o texto acima coloca em pauta a arte de uma forma que para mim parece ser bastante interessante. Contudo, dentre as ótimas colocações, não sei se concordo ou entendo quando o autor coloca que o que é ''passado'' não importa para a arte.

    No caso, se um artista pretende passar uma mensagem numa determinada obra, o fato dele ter se preocupado com isso, o anula enquanto artista e anularia sua obra enquanto arte?

    ResponderExcluir
  2. Luiz, que bom que perguntas como esta perturbam gente tão jovem. Inquietude é qualquer coisa de seminal para um artista. E arte, diferente do que possam pregar por ai, não é para apaziguar os espíritos, mas para desestabilizar o senso comum, assumindo riscos, às vezes sendo até politicamente incorreta.
    A questão colocada pelo Chklóvski é passível de discordância, sim, como tudo o mais na vida.
    Mas tem de ser levada em consideração.
    Primeiro porque diferencia arte de cultura em um momento em que as pessoas, na sua maioria, as têm como sinônimas.
    Cultura diz respeito basicamente aos costumes e tradições de um povo, ou seja, ao que é patrimônio assumido de uma comunidade. Ela já traz inscrita em si os mitos e ritos e objetos e sonoridades e procedimentos para a perpetuação de um passado no presente.
    A Arte aponta para o que está além, ainda não codificado, não classificado, não catalogado. Daí o risco que ela implica de ser às vezes rechaçada pela comunidade.
    Cultura é o passado no presente, arte é o futuro no presente ou o passado visto por uma maneira nova, inusitada.
    Cultura é reconhecimento. Arte é conhecimento novo, que pode estar na contramão do que o conhecimento antigo afirma ser bom e correto.

    ResponderExcluir