sábado, 11 de setembro de 2010

SOBRE FOTOGRAFIA



Terminei de ler nestes dias “A Câmara Clara”, derradeira obra do Roland Barthes, escritor, sociólogo, crítico literário, semiólogo e filósofo francês. Imprescindível para quem gosta de fazer fotografias. Porém, mais que isso, imprescindível para quem gosta de pensar fotografia, ou cinema, ou teatro, uma vez que a obra trata, em essência, do poder da imagem, da possibilidades que ela guarda no que tange ao sensível e ao que a transcende.
Um livro puxa outro e este me fez lembrar de Susan Sontag e seu “Diante da Dor do Outro”, mais um sensível tratado sobre a fotografia (desta vez fotografias de guerra). Faz já algum tempo mas recordo de como eu me sentira tragado pela forma como a mulher escreve (foi o primeiro livro dela que li) e de quantos pensamentos extraia de fotos que, por sinal, nem estão no livro.
Uma lembrança puxa a outra, e termino por lembrar que no de Barthes há muitas fotos, diferente do da Sontag, nas quais ele se detém para tecer seus pensamentos, mas há uma fotografia em especial, bastante mencionada ao longo da obra: a imagem da mãe do autor, que propositalmente foi deixada de fora. Ele descreve a foto, mas a gente procura pra quê? Não está lá e isso acaba por ser um trunfo na escrita do sujeito.
Vale a pena conferir as duas obras, que além de tudo isso são também reflexões profundas sobre a vida e morte.
Maravilhosos!

PS.:

É só acessar e se deliciar:

Quem quiser pode também ir conhecer o site de dois sujeitos do mundo da fotografia, que gosto muito
O primeiro é o Steve McCurry:
http://www.stevemccurry.com/main.php

O outro é o Jan Saudek:
http://www.saudek.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário