quarta-feira, 14 de julho de 2010

DO CUIDADO QUE SE DEVE TER COM CERTAS ORQUÍDEAS



Na China, as orquídeas eram associadas às festas da primavera. É um símbolo de fecundação, de perfeição e da pureza espirituais, do amor, do luxo e também da beleza, claro.

Confucius (551-479 a. C.), cita-as em seus trabalhos e desde esta época os chineses as chamavam “A planta da Fragrância do Rei”. Consideradas afrodisíacas, eram usadas como um dos principais ingredientes para filtros amorosos.

Também, em vários relatos médicos, elas aparecem como medicamento indicado ao tratamento de distúrbios sexuais. Nessa concepção, os gregos as viam como o símbolo da virilidade e da fertilidade.

Ganhando ou comprando-se um vaso de orquídeas, pode-se começar a cultivá-las. Um processo simples de reprodução de orquídeas, pode ser feito pelo corte, isto é, por um processo em que as novas plantas são originadas a partir da divisão das raízes de uma planta adulta e o replante de suas partes em novos vasos.

Quanto às instalações, as plantas provenientes de outras regiões podem apresentar dificuldades de adaptação ao novo ambiente, exigindo do cultivador a reprodução do seu ambiente natural. Já, em relação às nativas, adaptadas ao local do cultivo, basta dependurá-las em uma árvore, onde pode ser muito bom para o desenvolvimento da planta.

De uma maneira geral, apesar das orquídeas apreciarem umidade ambiental elevada, a maior parte delas não gosta de ser mantida dentro de um substrato sempre molhado.

(Extraído de diversos artigos na internet dedicados ao assunto).

Um comentário:

  1. Engraçado, não sei porque, mas o formato das flores me soavam como algo ligado à fertilidade, à sexualidade feminina, ao amor transcendente à medida que é desejo.
    Parece que minha intuição estava certa.

    p.s: Dá mais trabalho que cuidar de criança. É mais frágil e difícil. Estou quase apavorada, conversando com ela para que se mantenha forte e bela.

    ResponderExcluir